sábado, 26 de fevereiro de 2011

Encontro de Blogueiros na CNBB


Estou participando do I Encontro de Blogueiros na sede da CNBB. O clima é de bastante democracia. Tem Blogueiros de todas as matizes políticas e de todos os cantos do Pará.
Na foto da primeira mesa do I Encontro: Edmilson Rodrigues, Zé Carlos, Arroyo, Pedro Soares, Cláudio Puty e Vera Paoloni.

foto: blog do ze carlos do pv

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EUA manipulam noticiário numa manobra para invadir a Líbia

blog do zé


Image
Obama
 
Com uma vergonhosa manipulação do noticiário, sustentada pelos meios de comunicação em nível internacional, os Estados Unidos buscam respaldar uma invasão e ocupação que pretendem fazer na Líbia, conflagrada pela série de revoltas populares que atingem os países árabes.

O pretexto para esta ação - muito bem encampado e explorado pela mídia - é defender os direitos humanos, que realmente têm que ser respeitados, particularmente no caso líbio, com rigor e medidas cabíveis.

Só temos que lembrar que os EUA não tiveram este comportamento, nem esta preocupação, quando do auge da crise no Egito, onde houve um verdadeiro massacre de manifestantes. Muito menos na Tunísia.

Na Líbia, a posição dos EUA de envolver a União Européia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), numa suposta e provável intervenção no país, só reafirma e confirma o caráter deliberado e cínico da política externa norte-americana.

O caráter cínico da diplomacia norte-americana


É uma política pela qual eles preservam os amigos até o último momento - caso do Egito e da Tunísia - mas se utilizam, de todos os meios, inclusive manipulando informações, para justificar seus objetivos de controlar a transição ou mesmo o desenlace na Líbia.

Assim, para eles, vale tudo para justificar seus interesses, até esta manipulação, como já ficou provada no caso da Líbia, com a rede de TV CNN tendo de reconhecê-la.

A Líbia tem uma das maiores reservas de petróleo - a 4ª maior do mundo e é o 11º maior exportador - de excelente qualidade e responde por grande parte do abastecimento de alguns países da Europa como, por exemplo, por 32% do petróleo importado pela Itália.

Daí o chamamento dos EUA à UE e à OTAN para estudar uma possível intervenção na Líbia. Leiam, também, o post "Impossivel previsão sobre o futuro líbio".
Foto: Pete Souza/ Site Oficial da Casa Branca.

PT presidirá três importantes comissões na Câmara dos Deputados

Líderes partidários definiram nesta quarta-feira (23), quais as comissões permanentes da Câmara Federal serão presididas pelos partidos. O PT, partido que tem a maior bancada na Casa teve direito a três comissões e prioridade na escolha.
Por definição interna, o partido decidiu pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Educação e Cultura (CEC). Para o líder da bancada, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a escolha destas comissões deixou o partido em uma situação confortável.
“Nós ficamos com as duas maiores comissões, a CCJ e CFT. E são nessas duas que passam os principais projetos que tramitam na Câmara Federal. E o PT ainda vai ter a presidência da CEC, agora em 2011, ano em que será votado o Plano Nacional de Educação”, afirmou o deputado.
De acordo com o líder da bancada petista, o debate interno indica que os nomes para presidir as comissões serão: João Paulo Cunha (PT-SP) para Constituição e Justiça, Cláudio Puty (PT-PA) para Tributação e Finanças e a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) deve ficar com a comissão de Educação e Cultura. (Janary Damacena – Portal PT).

Censura a Lúcio Flavio Pinto


Deu no Blog do Manuel Dutra


Juiz alerta jornalista Lúcio Flávio sobre sigilo de procesoso contra irmãos Maiorana

O jornalista Lúcio Flávio Pinto foi notificado hoje pelo juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, de que não poderá mais dar cobertura a processo a que respondem os irmãos Romulo e Ronaldo Maiorana, no forum de Belém, Pará. Os envolvidos no processo são, respectivamente, presidente executivo e diretor corporativo do jornal O Liberal.

O despacho tem data de ontem, 22 de fevereiro, assinado pelo juiz Antônio Carlos Almeida Campelo, titular da 4ª Vara Cível Federal do Pará. Refere-se aos autos do processo 2008.8903-9, no qual os irmãos Romulo Maiorana Júnior e Ronaldo Maiorana, principais executivos do grupo Liberal de comunicação, além de outros dirigentes da corporação, são processados a partir de denúncia feita em 2008 pelo Ministério Público Federal, por crime contra o sistema financeiro nacional, para a obtenção de recursos dos incentivos fiscais da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), que somaram 3,3 milhões de reais até 1999.

O despacho
“Tendo em vista a notícia publicada no Jornal Pessoal (Fevereiro de 2011, 1ª Quinzena, pág. 5) e a decisão de fls. 1961 dos autos, na qual decretou o sigilo do procedimento deste feito, oficie-se ao editor do referido jornal com a informação de que o processo corre sob sigilo e qualquer notícia publicada a esse respeito ensejará a prisão em flagrante, responsabilidade criminal por quebra de sigilo de processo e multa que estipulo, desde já, em R$ 200.000,00. O ofício deve ser entregue em mãos com cópia deste despacho.

Intimem-se. Vista ao MPF”.

No mesmo dia o Diretor de Secretaria da 4ª Vara, Gilson Pereira Costa, encaminhou o ofício, recebido hoje, 23, pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto, que deu ciência sobre a determinação perante o oficial de justiça.

O jornalista acatou a decisão do magistrado, mas dela pretende recorrer em defesa do direito (que a liberdade de imprensa lhe confere) de continuar a prestar informações sobre tema de relevante interesse público, como é o caso em questão.

Segundo explica Lúcio Flávio, "trata-se de denúncia feita pelo fiscal da lei, que é o MPDF, de fraude e malversação de recursos oriundos de renúncia fiscal da União Federal em proveito de projetos econômicos aprovados pela Sudam". Acrescenta o jornalista: "Ressalte-se que a liberdade de informação possui tutela constitucional e os julgados dos tribunais superiores têm se orientado no sentido de que o sigilo não se aplica quando incide sobre questão de alto interesse público".

A matéria que gerou a decisão do juiz pode ser encontrada na última edição do Jornal Pessoal, da 1ª quinzena de fevereiro. Está disponível, por enquanto, apenas ne edição impressa. Depois será disponibilizada no site Jornal Pessoal, que Lúcio mantém na internet. O título da matéria é: "Ronaldo confessa. 'Rominho' viaja."

Contatos com o editor do Jornal Pessoal:
lfpjoruol.com.br / jornal@amazon.com.br

Imagem: idelberavelar.com

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Lei proíbe fumar em local aberto

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, assinou uma lei ontem (22) que proíbe totalmente fumar nos parques, praias, praças públicas e calçadões da cidade. A proibição entrará em vigor em 90 dias a partir de hoje. Isso significa que, daqui a 90 dias, qualquer um que infringir a lei e for flagrado será multado em US$ 50. Críticos afirmam que a lei está violando as liberdades civis dos fumantes.

A administração Bloomberg proibiu fumar em restaurantes, bares e outros espaços públicos fechados em 2002. As informações são da Associated Press. (Agência Estado) 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Senado instala comissão para avaliar reforma política

Sarney

Presidente do Senado, Sarney quer começar a debater as reformas propostas por Dilma
O presidente do Senado, José Sarney, instala nesta terça-feira, às 12h, a comissão criada para elaborar o anteprojeto da reforma política. A reunião será realizada no plenário do Senado e contará com a presença do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Toffoli preside comissão de juristas, criada por Sarney em 2010, para propor mudanças no Código Eleitoral.
A Comissão da Reforma Política é formada por 12 senadores: Francisco Dornelles (PP-RJ) – indicado por Sarney para presidir o colegiado -, Itamar Franco (PPS-MG), Fernando Collor (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Wellington Dias (PT-PI), Jorge Viana (PT-AC), Pedro Taques (PDT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Eduardo Braga (PMDB-AM).
Esses senadores contarão com o assessoramento técnico de três consultores legislativos – Fernando Antônio da Trindade, Flávia Cristina Mascarenhas Magalhães e Caetano Ernesto Pereira de Araújo – e de um servidor da Secretaria Geral da Mesa – Dirceu Vieira Machado Filho. Conforme o Ato 26/2011, da Presidência da Casa, não haverá remuneração extraordinária para esse grupo técnico.
Após a instalação, Dornelles designará o relator, podendo ainda adotar sistema de trabalho em sub-relatorias temáticas. Conforme anunciado na semana passada pelo presidente do Senado, a comissão terá 45 dias para elaborar o anteprojeto. Desde a abertura dos trabalhos legislativos de 2011, Sarney tem defendido urgência na realização da Reforma Política e também anunciou que irá “acompanhar diariamente” o assunto.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

I Encontro de Blogs do Pará


Promete o I Encontro de Blogs do Pará que vai debater "As Redes Sociais e o Governo". O evento acontece no próximo sábado, 26 de fevereiro, na sede da CNBB, à Trav. Barão do Triunfo, 3151, bairro do Marco - Belém-PA.

Inscrições podem ser feitas pelo e-mail
encontrodeblogueirospa@gmail.com
Excelente iniciativa, que tem o apoio do nosso mandato. Estarei lá!

1º Seminário do Setorial de Mulheres do Partido dos Trabalhadores – Ananindeua







Quero dar os parabéns as companheiras do PT-ANANIN pela realização deste importante debate que ocorreu na sede do Sindicato dos trabalhadores Rurais no ultimo dia  19/02/2011.




CULTURA PT-PARÁ

Estaremos reunindo o setórial de cultura do pt para organizar os proximos passos no estado, fazem parte do atual coletivo estadual de cultura do PT-PÁ

Secretário. Pedro Soares 88312593/81118370
Membros; Diogenes Brandão, Edilson Moura, Valmir Bispo, Carlos Pará, Enilson Nonato, Siglía Simone.

DATA: 21/02/2011.

HORA: 15:horas

LOCAL: Diretório estadual na gaspar viana, BELÉM.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

ENCONTRO MUNICIPAL DO PARTIDO PROGRESSISTA.

Hoje pela manhã estive no encontro municipal do PP juntamente com outras lideranças politicas do municipio como o deputado estadual Eliel Faustino, os vereadores; miro sanova PDT, Carlito Begot PP, Chica PMDB, e os ex vereadores; Elias Barreto, Papai Reinaldo, Zé da Farmacia. O encontro contou com a presença do ex deputado GERSON PERES, Agradeço ao companheiro Neto Vicente pelo convite !

Reforma Política: Propostas

  Tendo presente que a reforma política tem por objetivo melhorar o relacionamento entre o Estado e a Sociedade, diversos pontos se apresentam como urgentes.



É preciso regulamentar o Artigo 14 da Constituição, que prevê os diversos estatutos de exercício da democracia direta, como Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular de Lei.
Uma primeira tarefa, muito clara, é regulamentar o Artigo 14 da Constituição, que prevê os diversos estatutos de exercício da democracia direta, como Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular de Lei.
Para esta, existe a sugestão de diminuir a porcentagem de assinaturas, requeridas até agora, de um por cento dos eleitores. Esta diminuição teria por finalidade facilitar o encaminhamento de iniciativas populares de lei, incentivando a participação dos cidadãos.
Diante de fatos como os ocorridos nestes dias em países árabes, de massivas e confusas manifestações populares, salta aos olhos a conveniência de dispor de estatutos seguros, bem ponderados e realistas, de expressão da vontade popular diante de situações que requerem um posicionamento da nação. Está mais do que na hora de regulamentar esses estatutos de democracia direta, de modo que se tornem facilmente viáveis, e ao mesmo tempo se enquadrem dentro de normas que garantam o seu uso de maneira responsável.
Outra evidência, que aponta para providências claras e urgentes, é a Reforma Eleitoral.
Lembrando as tristes manipulações acontecidas nas últimas eleições, é mais do que urgente a regulamentação do uso da Internet nas campanhas eleitorais, de modo a identificar os responsáveis por difusão de matérias, e coibir os abusos que possa haver.
Ainda dentro do âmbito da reforma eleitoral, está a proposta do financiamento público das campanhas eleitorais, em vista do claro objetivo de proporcionar igualdade de condições entre os candidatos.
Este ponto precisa ser inserido dentro de outras providências, que garantam o exercício da política de forma transparente e ética.
Entre estes pontos, um imprescindível é a remodelação da legislação dos partidos, contemplando sobretudo a fidelidade partidária, de modo a garantir a importância dos partidos políticos como instâncias de formulação das políticas a serem implementadas. Entre as conseqüências da nova lei de fidelidade partidária, deve resultar muito claro que os mandatos decorrentes das eleições, são dos partidos, e não primordialmente dos parlamentares. Quem sai do partido, perde o mandato. .
Uma providência que se apresenta útil, é o aumento da “cláusula de barreira”, para dificultar o surgimento de novas siglas, evitando a proliferação interesseira de instrumentos políticos que depois acabam sendo mercadorias negociáveis. A reforma política precisa estar atenta às degradações, sempre possíveis, sobretudo em tempos de campanha eleitoral.
Do jeito como está agora o Parlamento, fica evidente a distância dos parlamentares com as bases, e a fácil desvinculação com os eleitores. Para que o parlamentar se sinta de fato representante de um grupo de eleitores, será necessário chegarmos a alguma forma de “distrito eleitoral”, não só em função das eleições, mas sobretudo para o exercício responsável do mandato parlamentar. Com o Distrito Eleitoral seria possível superar o atual estatuto das “emendas parlamentares”, para que verbas do orçamento federal não sejam distribuídas aleatoriamente, mas aplicadas estrategicamente em função do desenvolvimento local, racionalizando os investimentos públicos. Poderia ser constituído, em cada distrito, uma espécie de conselho de desenvolvimento, presidido pelos parlamentares representantes do distrito, e contando com adequada representação da cidadania. Seria assimilar a experiência do “orçamento participativo” no exercício dos mandatos parlamentares.
Outra iniciativa que contribuiria, certamente, para melhorar o exercício da política seria instituir uma Justiça Eleitoral exclusiva, permanente, com a incumbência de dirimir rapidamente as pendências. Ela se tornaria ponto de referência indispensável para as diversas situações do exercício da política, em todos os níveis do poder. Assim, a política seria melhor servida de instrumentos adequados, e ficaria superada a precariedade atual.
São propostas, como pode haver outras. O bom é despertar logo o debate, para identificar os pontos a serem discutidos. É preciso reviver o clima da Constituinte, para reacender o processo participativo na definição do nosso processo político.

Dom Demétrio Valentini - Bispo de Jales (SP) e Presidente da Cáritas Brasileira

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Proposta declara hip hop manifestação de cultura popular

Maurício Rands: medida visa estimular artistas e inclusão social.


A Câmara analisa o Projeto de Lei 3/11, do deputado Maurício Rands (PT-PE), que declara o movimento hip hop manifestação de cultura popular de alcance nacional. O parlamentar argumenta que esse reconhecimento dará às iniciativas de artistas e de entidades sociais ligadas ao movimento o direito de receberem do Poder Público a mesma atenção conferida a outras expressões culturais, como a possibilidade de serem beneficiadas por políticas públicas.
O hip hop é uma manifestação cultural iniciada na década de 1970 em áreas de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque. Inicialmente, o movimento se concentrou na música, mas ao longo do tempo foi agregando outras manifestações com dança (break dance), poesia (rap) e pintura (grafites). No Brasil, o hip hop começou a se consolidar como forma de expressão nacional na década de 90, especialmente em São Paulo.
Inclusão social
Pela proposta de Maurício Rands, o Poder Público, em todas as esferas administrativas, deverá considerar, na elaboração de ações governamentais, as iniciativas do hip hop que atuem na promoção à educação, à cultura e à inclusão social.
Segundo o autor, o objetivo do projeto é institucionalizar o movimento e, assim, contribuir para a inclusão social e a valorização cultural de grande número de artistas, especialmente de áreas pobres das grandes cidades.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado ou rejeitado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Curso de Informática Básica e Incentivo à Leitura

De 07 a 22 de Fevereiro a Biblioteca Municipal Therezinha Gueiros, que fica na sede da Secretaria de Educação inscreve crianças e adolescentes com idade entre 8 e 16 anos para o Curso de Informática Básica e Incentivo à Leitura, que faz parte do projeto “Meu Primeiro Passo”, destinado à inclusão digital.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 08h às 18h na Biblioteca, que fica na Av. Magalhães nº 26, bairro Guanabara (atrás do Líder da BR). Os candidatos deverão apresentar cópias da certidão de nascimento ou carteira de identidade e comprovante de residência. O curso inicia no dia 01 de Março, de 12h às 14h com duração de dois meses. A partir de março, o projeto “Meu Primeiro Passo” vai formar novas turmas em toda última terça-feira de cada mês.

Parabéns ao PT!

O PT faz 31 anos hoje. Viva o PT, Partido que mudou a cara do Brasil, fez nossos sonhos de liberdade, democracia e inclusão se tornarem realidade.

Meus parabéns ao PT e à nossa militância aguerrida, lutadora e generosa!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011


Partido dos Trabalhadores   |   Diretório Estadual do Pará
Moção de solidariedade às lideranças petistas,
 O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Pará (PT/Pará), manifesta solidariedade as lideranças arbitrariamente e injustamente acusadas em situação de escândalo na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, no que refere à liberação de licença ambiental, que envolvem os nomes da nossa governadora Ana Júlia, do nosso deputado federal Claudio Puty e da nossa deputada estadual Bernadete Ten Caten.  O PT confiou, confia e continuará defendendo a governadora Ana Júlia e nossas lideranças. Portanto, afirmamos que:
1-     O combate a corrupção em órgãos públicos tem sido uma das marcas do governo do PT. No governo Ana Júlia os órgãos de controle e fiscalização foram fortalecidos e as práticas ilegais de madeireiros foram duramente combatidas em todas as regiões do Estado.
2-     Apoiamos plenamente as investigações que visem apurar e punir qualquer conduta irregular cometidas nas instituições públicas do Estado do Pará em qualquer governo, inclusive no nosso.
3-     Repudiamos o vazamento de informações em segredo de justiça que são utilizadas de forma irresponsáveis e tendenciosas na tentativa de ataque às lideranças do PT.  
4-     Nossas lideranças são legitimamente reconhecidas por suas atuações em defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo em geral.
5-     A responsabilidade e a contribuição que o Partido dos Trabalhadores tem com a democracia brasileira, sendo um dos partidos políticos mais respeitados da atualidade.
6-     Portanto, nossas lideranças são a extensão desse compromisso partidário e possuem atuações pautadas na legalidade, na transparência e na ética.
7-     Que ações individuais que levem a qualquer constrangimento a esse Partido e ao povo paraense, serão repudiadas por nós e deverão ser punidas pela justiça.
8-     As diversas tentativas de incriminar lideranças partidárias do PT constituem-se em um desrespeito e um ataque a pessoas com histórias de vidas ligadas as lutas dos trabalhadores e por eles reconhecidos.
9-     Jamais permitiremos que maculem a história do Partido dos Trabalhadores, na construção de uma sociedade justa e igualitária.
10- O Partido tem como uma de suas principais bandeiras assegurar o estado democrático de direito, onde ninguém pode ser condenado até que seja provado pela justiça.

aprovada no Encontro do Diretório
Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), em 12 de fevereiro de 2011



Belém, 12 de fevereiro de 2011.


fonte: dep. bernadete via e-mail

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1,4 milhão de eleitores correm risco de ter título cancelado, informa TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta quarta (9) que 1.472.174 eleitores correm o risco de ter o título cancelado porque não compareceram e não justificaram a ausência nas três últimas votações (1º e 2º turnos de 2010 e 2º turno de 2008).

Segundo a Justiça Eleitoral, o prazo para esses eleitores regularizarem a situação vai de 14 de fevereiro a 14 de abril. Para isso, devem comparecer, nesse período, ao cartório eleitoral mais próximo. Na opção “Serviços ao eleitor”, na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet www.tse.jus.br , está disponível uma consulta que permite ao eleitor verificar se seu documento está sujeito a cancelamento.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Cursinho Pré-vestibular Municipal de Ananindeua abre inscrições



Na próxima segunda-feira (14) serão abertas as inscrições para o Cursinho Pré-Vestibular gratuito da Prefeitura Municipal de Ananindeua. Nos dias 14 e 15 está destinado a matricula dos alunos antigos, que estudaram em 2010 no cursinho, e que pretendem continuar em 2011. Já nos dias 16 e 17 será a vez dos alunos novos realizarem suas inscrições.
fonte: blog do Eliel

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dilma convoca o Congresso a lutar pela erradicação da miséria no Brasil





Na mensagem encaminhada ao Congresso, nesta quarta-feira, 

durante a sessão de abertura da nova legislatura, a presidenta Dilma 

Rousseff pede aos senadores e deputados parceria..

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ananindeua em DESTAQUE na MESA da Assembléia Legislativa.

Com chapa única para presidente da Alepa, a vitória do Deputado Manoel Pioneiro (PSDB) foi seu presente de aniversário. Foram 37 votos e 3 votos em branco, Jr. Ferrari (PTB) na primeira vice; Valdir Ganzer (PT) na segunda vice. Simone Morgado(PMDB), primeira secretária; Eliel Faustino(PR), segundo secretário; Fernando Coimbra(PDT), terceiro secretário; e Raimundo Belo (PSB), quarto  secretário. Além do presidente o segundo secretário é de Ananindeua, o meu partido PT está representado pelo companheiro GANZER.