segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Caprichosos da Cidade Nova abriu o desfile na Aldeia Amazônica



Veja a programação do desfiles das escolas de samba e blocos e também opções para quem não curte a folia
 
Um grito pela educação brasileira abriu a programação dos desfiles oficiais de carnaval de Belém na Aldeia Amazônica David Miguel, na avenida Pedro Miranda, bairro da Pedreira, no começo da noite de ontem (17), quando cerca de 800 brincantes da escola de samba Caprichosos da Cidade Nova, de Ananindeua, se apresentaram ao público mostrando o enredo "Do Ontem ao Amanhã, na Terra de Ananin, o Caminho é a Educação".

O desfile da Caprichosos foi antecipado na passarela do samba, porque quem iria abrir a programação das escolas de samba do 2º Grupo era a "Escola de Samba da Pratinha", cujos dirigentes comunicaram à Fundação Cultural do Município de Belém no começo da tarde de ontem que não poderiam mais desfilar por problemas internos na agremiação.

Agora, a escola tem prazo de 30 dias para devolver à Prefeitura de Belém os R$ 23.100,00 repassados como subvenção ao carnaval. Nas três noites de desfile na Aldeia Cabana, 50 mil foliões de 32 agremiações irão passar diante de jurados e de cerca de 60 mil espectadores.

A abertura do desfile das escolas de samba do 2º Grupo foi marcada pela apresentação do Bloco do Gari, por volta das 20h30, formado por 700 servidores da limpeza pública do município, vestindo abadás e uniformes.

A exibição levou a frase "Lixo não!" no carro-som, juntamente com caminhões coletores de detritos e uma comissão de frente formada por carrinhos coletores. Logo depois, foi a vez do Rei Momo 2012, Nildo Santos, acompanhado pela rainha gay do Carnaval de Belém, Marjorie Rabechy, da musa de Belém, Patrícia Santana, e da rainha de bateria Roseneide Menezes. Eles foram saudados pelo público, e, em seguida, posicionaram-se em um palco com direito a trono para o Rei Momo e espaço para as beldades dançarem.

Estudantes - A "Caprichosos da Cidade Nova" levou para a avenida a empolgação de 800 brincantes e 100 ritmistas em alas organizadas para enfatizar a necessidade de investimentos na educação, principalmente para os cidadãos de baixa renda. "A gente veio para a Aldeia com oito alas, abordando a educação, e aí tem as alas dos universitários (de fantasia de toga azul), da educação do trânsito (com brincantes usando sinais de trânsito), ala com 15 baianas (como comissão de frente abrindo o desfile da agremiação), ala do Beabá (brincantes com as vogais na fantasia), ala da educação ambiental, da educação sexual, da educação nas redes sociais e da educação inclusiva.

A escola prestou homenagem ao pioneiro da educação em Ananindeua José Marcelino de Oliveira e ao pedagogo Paulo Freire, referência na educação brasileira.

"Essa é a única representante de Ananindeua no carnaval de Belém, é uma vibração muito positiva e é muito bom dançar na avenida, por isso eu estou aqui pela sétima vez", afirmou o folião e profissional de mídia João Paulo Cavalcante, que mora no Cidade Nova 4. "Nós fazemos questão de realizar o carnaval de Belém por que o samba faz parte das nossas origens como amazônidas, é fruto da cultura afro-descendente em todo o País. Então, valorizar, prestigiar a cultura popular da região é uma ação estratégica pela cultura do nosso Estado", ressaltou o presidente da Fumbel, Carlos Amílcar, durante o desfile de ontem.

Belém tem opção para quem não curte folia

Quem escolher passar um carnaval mais relaxado terá boas e diversificadas opções na capital paraense Estreias de filmes no cinema, espetáculos de teatro, exposições e bailes infantis fazem a festa de quem fica na cidade.

No cinema temos o filme em 3D A Invenção de Hugo Cabret, do renomado diretor Martin Scorcese. O filme, que é livre para todas as idades e tem cópias dubladas e legendadas em várias salas do circuito comercial de Belém, teve 11 indicações ao Oscar, entre elas, melhor diretor, melhor filme, roteiro adaptado e fotografia.

O longa conta a história de um menino órfão chamado Hugo (Asa Butterfield, de "O menino do Pijama Listrado") que vive secretamente nas paredes de uma estação de trem em Paris e com ajuda de uma amiga busca a resposta para um mistério que liga o seu pai morto, o mal humorado dono de uma loja de brinquedos e uma fechadura em forma de coração, aparentemente sem chave.

"A Invenção de Hugo Cabret é um filme imperdível, quem for não vai se arrepender. Este é o primeiro filme em 3D do Martin Scorcese, foi muito aguardado por todos e recebeu ótimos comentários. Crianças - Os pais que querem aproveitar para se divertir com seus pequenos terão o tradicional Carnaval da Estação das Docas, hoje e amanhã, a partir das 18h, com o Boi Veludinho animando cortejo pela orla, pintura facial e bailinho infantil com a Banda de Fanfarra e Theo Pérola Negra.

No domingo, a brincadeira começa o teatro infantil com o espetáculo "Amor, confete e serpentina", a partir das 18h, na Estação. O espetáculo da dramaturga Ester Sá é baseado nas marchas carnavalescas que tem como tema o amor, tem versões encenadas e brincadas com a platéia, onde personagens como Arlequim, Colombina e Pierrot ganham vida e contam suas histórias de amor de carnaval. A peça também está em cartaz, com entrada franca, no Centro Cultural Sesc Boulevard, localizado na Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas, às 11h, amanhã, dia 19, e nos dias 26 de fevereiro e 4 de março.

Balneários devem lotar com programação especial de carnaval

Os principais balneários do Estado estão com intensa programação para os foliões neste carnaval 2012. Desfiles de blocos e escolas de samba, bailes e shows acontecerão em Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Salinas de hoje até terça.

Doze blocos do grupo B desfilarão hoje em Mosqueiro, a partir das 17h, e mais tarde, às 20h, será escolhida a Rainha Mirim, no Centro Cultural Praia Bar. Para Cotijuba, a diversão começa mais cedo com o Portal da Folia, às 15h.

Atrações locais se apresentarão no portal, que acontecerá no Complexo Hidroviário Antônio Tavernard. A programação carnavalesca de Salinópolis também inicia hoje e será repleta de shows pelas ruas da cidade. O cortejo se forma às 16h e sai do Porto da Telha para a Praça Principal ao som das bandas Jeito de Amar, Balada Black, entre outras.

O final de semana segue agitado nos balneários. Os eventos de amanhã, em Mosqueiro, incluem o desfile oficial das Escolas de Samba, às 16h, o concurso Drag Queen do carnaval e o Baile Popular, ambos às 21h. Amanhã quem recebe o Portal da Folia é Outeiro, no estacionamento da Praia Grande. E é a vez dos blocos de Cotijuba realizarem seu desfile oficial, às 16h, na avenida Jarbas Passarinho. Em Salinas, o show se repete, mas o trajeto será da orla até a praça Principal.

A folia continua na segunda-feira, com mais desfiles em Mosqueiro, além da Parada Carnavalesca, que vai arrastar os brincantes da praia Chapéu Virado até o Farol, a partir das 15h e do Baile de Máscaras, às 21h. Cotijuba elege a Rainha do Carnaval da Ilha 2012, enquanto Salinas realiza shows de várias bandas, saindo do Cairu para a Baiuca.

A terça-feira gorda será animada em Mosqueiro, onde os blocos alternativos abrirão espaço para shows e escolha da Musa Gay 2012. Outeiro terá o seu desfile oficial, com premiação das escolas e blocos vencedores no dia seguinte. Em Salinas, a despedida do feriadão será com shows nas ruas, pela orla da Encarnação, às 16h, e uma apresentação especial na Praça Principal, às 22h.

Cametá - Para quem escolher passar o carnaval em Cametá, será preciso ter fôlego para aguentar o ritmo da festa no interior. A programação começou ontem e só termina na quinta, 23. Ao todo, cerca de 48 blocos e atrações nacionais vão garantir a folia do público. Hoje, os blocos saem às 17h e o último está previsto para entrar às 23h30.

No domingo, as Escolas de Samba iniciam os desfiles às 20h, com seis agremiações. A programação de segunda-feira prevê pelo menos sete horas de apresentação dos blocos pelas ruas da cidade, e outras cinco horas na terça-feira. O ritmo diminui na quarta, com apenas três blocos e o desfile das escolas campeãs, a partir das 18h30. No último dia de festa, quem ainda quiser poderá sair com o Bloco Bill Clinton, às 21h, último a se apresentar no carnaval de Cametá.

Bailes e concursos de fantasia animam os clubes da capital

A opção de animação para quem vai ficar em Belém cidade é grande. Os tradicionais bailes de carnaval prometem programação musical com desfiles de fantasias, que prometem animar os sócios e convidados dos clubes da capital paraense. No próximo domingo, a partir das 16h, o Clube Cassazum, convida meninos e meninas com suas fantasias para participarem do Baile Infantil, que será animado pela Banda "Escala". Para os sócios, a programação será com entrada franca. Para a comunidade, o ingresso é vendido no valor de R$ 10.

A Tuna Luso Brasileira vai promover neste final de semana o "Domingo Carnavalesco". A banda "Ecléticos" vai tocar para associados e convidados a partir das 14h. A festa contará com desfile de fantasias infantis, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas.

Amanhã, o Sesc realizará o projeto "Quadra Carnavalesca Sesc-2012", no Salão de Eventos São Francisco, em Castanhal. O evento será voltado para a terceira idade e para o público infantil, promovendo o baile infantil e o baile plena folia. A festa ainda contará com o Concurso Municipal Rainha da 3ª Idade 2012. Já em Belém, no Sesc Doca, a animação vai ser por conta da banda "Esquenta", amanhã, a partir das 9h, no Parque Aquático.

No Centro Cultural Sesc Boulevard, localizado na rua Boulevard Castilho França, 522, também será animado no domingo, às 11h. A atriz Ester Sá interpretará seis músicas de carnaval bastante conhecidas como "Ô Abra alas", "A jardineira", "Ta-hi (Pra você gostar de mim)", "Máscara Negra", "Pastorinhas" e "Estrela do Mar".

A atriz, diretora teatral, dramaturga e produtora, Ester Sá encenará o espetáculo pocket "Amor, confete e serpentina". As marchinhas ganharam versões encenadas e brincadas com a plateia. A atriz interpreta personagens como Colombina e Pierrot, que ganham vida e contam suas histórias de amor de carnaval.

No domingo, às 15h, ainda terá a tradicional marchinha da Asbep. Para os visitantes, a folia custará R$ 20, já para os sócios a entrada será gratuita.

ORDEM DO DESFILE DO GRUPO ESPECIAL - SÁBADO

1 Associação Carnavalesca Xodó da Nega
2 Associação Cultural Recreativa e Carnavalesca Império de Samba Quem São Eles
3 Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas da Batucada
4 Associação Carnavalesca Bole-Bole
5 Grêmio Cultural Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar
6 Embaixada do Samba do Império Pedreirense
7 Grêmio Recreativo Social Jurunense Rancho Não Posso Me Amofiná
Fonte: Funbel


CIRCUITO ALTERNATIVO - DOMINGO

1 Apresentação de Ester Sá no Sesc Boulevard, às 11h
2 Baile Infantil Até a lua aparecer do Tatoo Park, na Doca e Cidade Nova, às 15h.
3 Desfile Oficial das Escolas de Samba do 3º Grupo Aldeia Amazônica, às 18h.
4 Baile Quanto Riso, Oh! Quanta Alegria Praça do Povo do Centur , às 19h
5 Bloco Lobo do Bosque no conjunto Bosque Araguaia Rodovia do Tapanã,às 14h
6 Espetáculo Amor, confete e serpentina e bailinho de fanfarra Estação das Docas,às 18h
7 Baile Infantil do bloco Rabo da Cutia em Icoaraci na Biblioteca Avertano Rocha, às 18h


PROGRAMAÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA

1 Desfile oficial dos blocos de 1º e 2º grupos de Belém, Aldeia Amazônica, às 18h.
2 Desfile Oficial dos blocos e escolas de Icoaraci, Rua XV de Agosto às 18h
3 I Revolfest Mosqueiro sede do Parazinho,às 20h
Por Jornal Amazônia em 18/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário estaremos publicando depois de aprovado.