terça-feira, 29 de dezembro de 2009

VESTIBULAR DA USP.

O Vestibular da Universidade de São Paulo cobrou dos candidatos a
interpretação do seguinte trecho de um poema de Camões:
*"Amor é fogo que arde sem se ver,**
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer ".*


Uma vestibulanda de 19 anos deu a sua interpretação em forma de poesia:

*"Ah! Camões, se vivesses hoje em dia,**
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo!"

*
Ganhou nota dez.
Foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que
o problema de Camões era falta de mulher...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ANANINDEUA CONQUISTA LEI DE INCENTIVO À CULTURA!

O auditório da Secretária Municipal de Educação foi, na manhã desta quinta (17.12), palco da cerimônia de assinatura do Decreto que regulamenta a Lei Nonato Sanova de incentivo à Cultura e ao Esporte no município, e da Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas. Pedro Soares representou a Câmara Municipal no evento e falou da importância de transformar as conquistas alcançadas pela cultura deste governo em POLITICA PUBLICA DE ESTADO.
O Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho citou em seu pronunciamento a importante participação do vereador PEDRO SOARES na construção do novo conceito do FORRONINDEUA que hoje tem sua programação cultural 100% com atrações locais.



VEREADOR EM ÁGUAS LINDAS

Pedro Soares falou do papel do vereador e do cidadão na fiscalização do uso do dinheiro público pelo gestor e citou o projeto de sua autória que cria o PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ANANIN que a exemplo do portal da transparência do presidente LULA será possível saber, por exemplo, quanto dos 64 milhões que a educação municipal executou em 2009 foi para merenda e outras despesas. A comunidade parabenizou o vereador pela iniciativa do projeto.



sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hino do Município de Ananindeua

I
No passado remoto surgiu
Junto ao Norte, Pará, no Brasil.
"Na estrada de Ferro-Bragança"
Povoado de grande esperança
Que através da união conquistou
Esta terra de grande valor
Verde Solo, ostentante ao "Fruto Ananin"
E almejante de glória sem fim.

II
Sendo teu porte quase central
Teu dominio era da capital
Cobiçada foi tua grandeza
Tua força e tua riquza.
mas teus filhos lutaram então
Pra conquista de libertação
E este pago de afago e do 'fruto Ananin"
Altivou-se á gloria sem fim.

III
Em teu colo ostenta a paz
Polidez e madeira eficaz
Desde outrora, " O SÍTIO, O CURTUME"
Revelaram o fulgor de teu lume
Em tuas veias sempre hás de sentir
O pulsar-coração Maguary
Em tua alma, a "Graça", a glória sem fim
E o cantar de teu povo assim.

Refrão
Salve esta terra!
Que é firme, mui forte!
Força, progresso, orgulho do Norte
Ananindeua, teu lume Fabril
Reluz em todo Brasil.

ANANINDEUA PARTICIPA DA II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA

A SECULT realizou o evento no Hangar de 08 a 11/12/09, Ananindeua esteve presente com um grande número de militantes da cultura além do secretário municipal de cultura Miro Sanova e o vereador Pedro Soares presidente da comissão de cultura na CMA.
durante a escolha de delegados Ananindeua elegeu a maior bancada da área metropolitana para a conferência nacional que ocorrerá em março/2010 em Brasilia.
delegados e suplentes eleitos:
Amador da Conceição (DUDA)
Luiz Pontes
Mãe Nadir
Lúcio Martins





ENTREGA DE CERTIFICADO DO PROGRAMA ALUNO EMPREENDEDOR!

Aconteceu na quinta dia 12/12 a entrega dos certificados do programa aluno empreendedor no evento estiveram mais de 300 jovens de varios bairros de Ananindeua.
Em seu pronunciamento o vereador pedro soares falou das mudanças que o mercado de trabalho tem sofrido e enfatizou que é nescessario ser criativo para crescer, registrou seu desejo de ver muitos daqueles jovens como empresarios e também politicos "quem sabe até o futuro prefeito de Ananindeua possa sair daquela sala".




quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

CONSELHO APRESENTA RELATÓRIO DA III CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA!

Aconteceu na última quinta-feira dia 12 de dezembro, na câmara municipal de Ananindeua, sessão especial na qual o conselho municipal de educação apresentou o relatório da III Conferência Municipal de Educação, na sessão estiveram presentes vários gestores e educadores do município. Durante seu pronunciamento o Vereador Pedro Soares defendeu que se faz necessário a eleição direta para gestor a exemplo do que faz a governadora Ana Júlia no Estado. A proposta foi muito festejada e aplaudida pelos Educadores. Durante a apresentação do relatório feita pelo presidente do conselho foram enumerados vários desafios dentre os quais destacamos:

a) A grande quantidade de anexos, alguns com pouca estrutura.
b) O auto índice de analfabetismo de jovens e adultos no município.
c) A pequena oferta de educação infantil (creche).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Entrevista com o Vereador Pedro Soares para o blog ananindeuadebates


Ananindeuadebates – Vereador Pedro Soares, sua gestão como presidente do PT de Ananindeua está terminando, foi realizado o PED (eleição interna do PT ) que elegeu a nova direção municipal e o presidente do PT ANANINDEUA para o período de 2010 a 2013. Qual a sua avaliação de sua gestão e como vc. deixa o PT para o seu sucessor na presidência do partido?
Pedro Soares – Eu tenho uma avaliação que a minha gestão foi uma das melhores que o Partido já teve, em termos de organização e de estruturação do espaço físico. Hoje o PT tem uma sede que funciona em horário comercial, temos um auditório à disposição da militância, temos o blog www.ptananindeua.blogspot.com, e o www.twitter/ptananindeua. Nós somos a primeiro diretório do PT no Pará a estar no TWITTER e talvez o único diretório municipal de partido no Pará a estar na rede de miniblog/ twitter. Com essa ferramenta tecnológica democratizamos a informação para a militância e para a sociedade de Ananindeua e do Pará, e porque não dizer para o mundo rss.. via a rede mundial de computadores. Hoje nós temos um cronograma e uma agenda financeira: cada militante do PT tem que contribuir financeiramente e politicamente com o partido, conseguimos na minha gestão fazer com que boa parte desses militantes contribuísse financeiramente com o partido. Temos outra questão, que é eleitoral: quando assumi a presidência, o PT não tinha vereador, nenhum militante em cargos eletivos no município, um equívoco da gestão passada foi a desfiliação do vereador Muca, eleito pelo PT . É um episódio para não esquecermos, pois era o único parlamentar do PT em Ananindeua. Hoje nós temos a vice-prefeita que é do PT, a vinda da companheira Sandra Batista foi uma decisão a nível estadual,, mas nós tomamos em conjunto com a direção PT Estadual, o objetivo de trazer a companheira Sandra para se filiar ao PT, para compor a chapa com o PMDB e reconquistamos um espaço na Câmara de Ananindeua. A minha avaliação é que o PT hoje deu um salto de qualidade, com todas as dificuldades que tivemos e temos, que também as outras gestões também tiveram.Mesmo com as divisões internas do partido, o que faz parte da cultura e da democracia petistas, mas a minha avaliação é que minha gestão foi superior às gestões passadas e a gestão que virá será superior a minha, nós temos avançado e qualificado as gestões do PT Ananindeua.

AD – Vereador Pedro Soares, o PT acabou de sair do PED (eleição interna do PT) aqui em Ananindeua... a eleição para presidente foi para o 2º turno e o candidato Beto Ribeiro renunciou à sua candidatura e Oeiras da tendência (Unidade da luta) foi aclamado como presidente do PT. Qual é a avaliação que o Sr. faz do processo eleitoral do PED, e sobre a desistência do candidato Beto Ribeiro que o sr. apoiava?

Pedro Soares – O Campo majoritário (reúne as tendências Unidade na Luta, PT pravaler, e AS) tem um papel estratégico na condução do PT, foi assim quando decidimos lá no 5º Congresso nacional do PT fazer alianças nacionais com vários partidos para garantir a vitória de Lula à presidência do Brasil. Em um debate histórico, a mesma decisão a nível estadual quando referendamos junto com a DS o apoio do PMDB a nossa candidata ao governo estadual no 2º turno, aqui no Pará, o que garantiu a eleição de Ana Júlia, e aqui em Ananindeua não é diferente.Quanto ao resultado do PED, ele acabou sendo o seguinte: consolida-se o pensamento do campo Majoritário, hoje CNB (Construindo um Novo Brasil), da política de aliança como forma de conquistar o Poder e construir o socialismo. A decisão do 1º turno mostrou isso, o Beto Ribeiro foi o primeiro colocado, José Oeiras o segundo , ambos do Campo Majoritário, se vc. fizer um cálculo da Executiva do PT, dos 8 dirigentes 6 são do Campo Majoritário, não há uma diferença ideológica entre Beto Ribeiro e José Oeiras, ambos do CNB, portanto qualquer um dos dois que ganhasse o PED daria a mesma condução ao PT. Com pequenas diferenças. Qual é o meu esforço com relação a esse resultado? Eu considero uma vitória minha, Pedro Soares, como presidente e também como uma vitória de todo partido, conseguir fazer que o PT tenha uma composição na qual todas as forças políticas vão fazer parte. Eu fui eleito presidente em uma disputa acirrada, e com alguns entraves que ficaram para minha gestão. Oeiras foi aclamado presidente, primeiro por um ato nobre do Beto Ribeiro, 1 º colocado no primeiro turno que renunciou em nome da unidade do partido, e isso refletiu no sentimento de toda militância que não quer uma disputa, que o partido unido para disputas de poder.

AD – Vereador Pedro Soares, o PT participou efetivamente da reeleição do Prefeito Helder, faz parte da composição da administração com a vice-prefeitura. Qual a sua avaliação da participação do PT nesse 2º mandato do Helder? Contempla o peso político do PT? Outra pergunta: nós avaliamos a reeleição do prefeito Helder -- que não foi fácil, todos sabemos -- e que também a participação do PT na chapa foi importante para garantir a reeleição no 1º turno. Qual é a sua avaliação da participação referente ao espaço administrativo do PT no governo municipal?, Mais outra pergunta: o PT tem vários projetos como o bolsa-escola, banco do povo, orçamento participativo e até agora não teve nenhum desses projetos implantados nessa gestão. O PT apresentou alguma dessas propostas ao prefeito?Pedro Soares -- Na verdade, mesmo nós tendo indicado a vice, o governo é do Helder e ele é do PMDB, a vice-prefeita tem uma limitação. A constituição mesmo define qual é o papel do Prefeito e do seu vice, a minha avaliação em relação à eleição é que o PT foi fundamental, sem o PT provavelmente o Helder não ganharia essa eleição no primeiro turno e teríamos uma eleição muito dura no 2º turno. Falei recentemente em uma reunião com Helder que foi o PT quem garantiu a sua vitória, qualquer candidato petista, mesmo que não tivesse se empenhado em fazer a campanha, teria pelo menos 8 mil votos, que foi o que o companheiro Luis Freitas teve na eleição de 2004, portanto levaria a eleição para o 2º turno, seria perigoso para Helder. Outro detalhe importante: não sei se foi por falha da nossa gestão, a vinda da vice-prefeita foi uma decisão estadual, mesmo tendo uma participação da direção estadual do PT a decisão final foi nossa de coligarmos, porém não discutimos um programa de governo, estamos colaborando com a administração Helder com o mesmo espaço do 1º mandato. Estávamos à frente da Secretaria de Negócios e Meio Ambiente, que foi desmembrada ficando o secretário Felippe Bastos só com a pasta de Meio Ambiente. A Secretaria de Convivência e Cidadania, da qual faz parte o Demutran tem à frente o companheiro Luís Freitas, que hoje responde pela parte de Segurança Pública Municipal, Acreditamos que hoje o Partido tem quadros qualificados para ajudar o Prefeito Helder nas políticas publicas para a melhoria de vida da população, a nova Direção e seu presidente deve sentar com o prefeito e apresentar os projetos como orçamento participativo, banco do povo e bolsa escola, e cobrar as propostas políticas administrativas, encaminhadas pela direção na minha gestão, no inicio do 2º mandato do prefeito.
AD – O Prefeito Helder está no seu segundo mandato e não será candidato a prefeito em 2012... já começam a surgir nomes, como o do presidente da Câmara de Ananindeua, do deputado Chicão, atual Secretário de Obras do Estado. Esses nomes ligados ao Helder, do outro lado o ex-prefeito Pioneiro, eterno candidato... o PT está se preparando para essa disputa ? Tem alguns nomes que sempre aparecem nos debates internos, segundo nossas fontes, como o da vice-prefeita Sandra Batista, do Secretário Luis Freitas, o do vereador Pedro Soares e do advogado Newton Pereira... ou o PT vai seguir junto com o campo do prefeito Helder Barbalho?

Pedro Soares – Primeiro, o PT em todas as eleições teve candidatura própria, com exceção da eleição de 2008 em que fez a Sandra Batista vice-prefeita , não só coligamos com PMDB por causa da aliança estadual e nacional, mas também porque não tínhamos um nome construído para a disputa do Executivo municipal. O companheiro Luis Freitas, que tem uma história e deu uma contribuição importante em 2004, mas nesse intervalo até 2008 acabou não acompanhando o debate para ser candidato. Minha avaliação é que o PT tem que fazer, sim, um debate de candidatura própria, levando em consideração que temos parceria no município, no Estado e no governo federal. Agora o partido tem um projeto estadual, tem um projeto nacional, precisa debater e deixar claro que tem um projeto municipal. Em relação aos nomes, primeiro eu acho muito cedo, mas o que eu defendo no PT é que, temos que ter autonomia, e isso significa que o candidato tem que ter mandato, e quem tem mandato no PT é a vice-prefeita, que é naturalmente pré-candidata. Se a Sandra colocar o seu nome à disposição do partido --e ainda não tive essa conversa com ela - se ela disser "sou candidata", ai eu marcharei junto com ela para essa disputa. Segundo, se Sandra falar "não sou candidata, tenho outros assuntos", eu colocarei meu nome à disposição do Partido para essa disputa. As outras lideranças, por mais importantes que sejam, no momento que vc. está sem um mandato, ou está nomeado por terceiros, vc. acaba tendo uma limitação para construir uma campanha, necessita de construção diária e cotidiana. Para mim, ter um mandato é determinante para a disputa de 2012.

AD – Vereador Pedro Soares, o Sr. é do mesmo partido da governadora Ana Júlia. Ananindeua sempre foi tratado como um primo pobre de Belém pelas administrações tucanas. Fale sinceramente, esse tratamento continua sendo de primo pobre?

Pedro Soares – Pelo contrário, hoje nós temos uma grande quantidade de famílias de empreendedores sendo financiados pelo Créd-Pará e eu tenho acompanhado dia a dia todas as entregas de micro-crédito, que é operado aqui pela Secretaria de Segurança Econômica do governo Helder, com política de recursos do Banpará. Tivemos recentemente a inauguração da agencia do Banpará na Cidade Nova, nós temos um conjunto de políticas do governo do estado na gestão Ana Júlia e quem opera é a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, tivemos várias ruas asfaltadas e pavimentadas com o apoio financeiro do Governo do Estado, 2.500 bolsas trabalhos, um progrma de inclusão social do jovem no mercado de trabalho, que é uma marca vitoriosa do governo Ana Júlia, a regularização fundiária no município em parceria com o governo do estado, a implantação de um batalhão da Policia militar no PAAR – Curuçambá. Podemos afirmar que hoje Ananindeua entrou no mapa do Brasil através das políticas públicas dos governos Ana Júlia e Lula.

AD – Pedro Soares, para terminar... qual o legado que sua administração, à frente do PT deixa.

Pedro Soares – O principal legado é a organização interna administrativa do Partido, o segundo grande legado e tão importante como o primeiro é ter chegado ao Poder Executivo, nós elegemos -- a partir de uma estratégia liderada por mim e por Beto Ribeiro -- a vice-prefeita, e hoje nós estamos efetivamente no poder executivo, além de ter um mandato na Câmara municipal de Ananindeua. Recebemos o PT sem mandato, então ter um mandato parlamentar na Câmara de Ananindeua, e a vice prefeita do município é um patrimônio inesquecível, chegarmos ao final do meu mandato com o partido unificado, chegando ao ponto do candidato que foi o primeiro mais votado no 1º Turno do PED renunciar em favor da unidade partidária. Foi o que fez Beto Ribeiro, isso é para mim um grande patrimônio, e deixar o PT organizado financeiramente também. Quando assumi, o PT tinha dificuldades de organização, de arrecadação, hoje o partido tem uma vida própria, está quite junto ao diretório estadual. Por fim, antes de eu assumir a presidência do PT, se dizia, o candidato vai ser o Helder ou o Pioneiro, hoje pode ser um candidato indicado pelo Helder ou ser o Pioneiro, mas hoje o PT faz parte do bloco de poder. Eu diria que o PSDB saiu como o grande perdedor no ultimo pleito municipal e deve ser derrotado no próximo pleito estadual pela coligação encabeçada pela Governadora Ana Júlia.Outra coisa: eu acredito que o PT e o PMDB são o centro de debate para a eleição de 2012 em Ananindeua, nesse item nós temos um excelente diálogo com o deputado Chicão, temos um diálogo com o PMDB através do prefeito Helder, e uma boa relação com o presidente da Câmara, o vereador Eliel Faustino, mesmo sendo ele do PR mas faz parte do mesmo bloco do prefeito. Eu acredito que esses grupos políticos devem decidir a eleição, marchando juntos ou separados no 1º turno , mas se encontrando no 2º turno. Eu acredito muito nesse cenário, uma vez que o Pioneiro é do PSDB e (o partido) é o nosso principal adversário político a nível nacional, estadual e municipal. E, para terminar, o grande legado é ser militante do Partido do presidente Lula, que vai eleger Dilma presidente, e da Governadora Ana Júlia, que irá se reeleger e assim continuaremos trazendo recursos para o município de Ananindeua. Aproveito para agradecer esse espaço democrático que é o blog ananindeuadebates, e desejar Feliz Natal e um próspero Ano Novo para a população de Ananindeua e do Pará.

Fotos e entrevista: Eduardo Bueres e Rui Santana

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Homenagem ao lutador João Batista‏!


clique na imagem para ampliar
CONVITE


Há 21 anos o grande lutador pela Reforma Agrária, o ex-deputado João Batista foi assassinado a mando de latifundiários no Pará. O Governo do Estado do Pará, a SEJUDH e a Vice Prefeita Sandra Batista lembrarão a memória de João Batista com um debate sobre Direitos Humanos e Reforma Agrária no dia 10 de dezembro às 19 hs no auditório da SEFA(Doca c/Municipalidade).Sua Presença neste debate é de fundamental importância para manter ainda mais acesa a chama da luta por Justiça Social.Compareça!


Dois microônibus sairão dos seguintes locais, rumo ao evento:
01- Praça da Bíblia em fente à Escola CEPE (Zulima Virgolino Dias) na Cidade nova II.
02- Br 316 Km 08 em frente a Praça Matriz de Ananindeua ao lado da Prefeitura Municipal.

Ambos sairão às 17:30 hs, com tolerância de no máximo 00:30 minutos



Postado pelo VER. PEDRO SOARES Membro permanente da comissão direitos de humanos da Câmara Municipal de Ananindeua.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

INTERVENÇÃO NO PARÁ É MAIS UMA TENTATIVA DE GOLPE CONTRA O ESTADO!





PALAVRA DO PRESIDENTE DO PT ESTADUAL DO PARÁ

INTERVENÇÃO NO PARÁ É MAIS UMA TENTATIVA
DE GOLPE CONTRA O ESTADO!




1. O acolhimento no Tribunal de Justiça do Estado do pedido de intervenção contra o governo do Estado é uma tentativa de golpe contra o Estado, contra a democracia e contra o povo do Pará.

2. É um golpe contra o Estado, porque em menos de três anos, o Governo da petista Ana Júlia já cumpriu 101 reintegrações de posse e restam apenas 70 . No governo tucano, até 2006 havia 173 ações de reintegração de posse cumpridas. E o mesmo Tribunal não acolheu qualquer pedido de intervenção e nem buscou auxiliar os graves conflitos fundiários existentes no Estado.

3. O PT entende que a intervenção é um ato contra a democracia e a caracterização explícitade perseguição política a um governo que busca o diálogo, o consenso, tentando inverter a lógica do autoritarismo e do argumento da força,exaustivamente utilizados no governo tucano, sem qualquer interferência do Tribunal de Justiça do Estado!

4. É no governo petista, ou seja, há menos de três anos, que se inicia um processo de ordenamento fundiário no Pará, para começar a debelar o caos fundiário que existe desde a ocupação desordenada da Amazônia. E esse trabalho se faz com diálogo e não com assassinatos, como aconteceu em Eldorado dos Carajás, no governo tucano.
5. O PT caminhará junto com o Governo do Pará contra a intervenção no Estado e na busca de soluções para os graves conflitos fundiários que existem em nosso Estado, com ações concretas como o Zoneamento Ecológico e Econômico, o Cadastro Ambiental Rural e o Programa de Titulação de Terras (Terra Legal), este em parceria com o Governo Lula.

6. É real e confirmada pelo Censo 2006 a concentração cada vez maior da propriedade privada no Brasil. Menos de 15 mil latifundiários terra em nosso país detêm fazendas acima de 2,5 mil hectares e possuem 98 milhões de hectares. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. A luta dos movimentos sociais é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Imensas faixas de terras que o latifúndio se apropriou são da União, inclusive aqui, no Estado do Pará.
7. O PT entende que cabe ao TJE dar um passo urgente e decisivo para acabar com os conflitos agrários existentes no Estado do Pará: basta fazer o cancelamento administrativo dos mais de seis mil títulos de terra fraudulentos, o que se constitui numa grilagem monumental, razão principal dos conflitos agrários no Pará. Com esse gesto simples, o TJE contribuirá muito para dar início ao fim do conflito fundiário.

8. Para pacificar e desenvolver o campo, precisamos de diálogo permanente e de uma política de reforma agrária, bandeira que o PT sempre defendeu. Reafirmamos nossa solidariedade à luta dos movimentos sociais: MST, Fetagri, Fetraf, Contag, e trabalhadores da agricultura familiar pelo direito à terra, à produção sustentável, ao trabalho e à liberdade. Entendemos que a prisão de lideranças do MST só confirmará a face parcial da justiça paraense.

9. Queremos a imediata revogação de prisão das lideranças do MST! E o fim da intervenção no Estado do Pará. Pelo fim da grilagem e todo apoio à reforma agrária, direito de moradia, à terra e à produção!

Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores
Belém.Pará, 13 de novembro de 2009.



quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Dia da Cultura, Viva Verequete!

Hoje é o "Dia da Cultura " e Ontem (04/11) perdemos o maior ícone da cultura popular do nosso Estado o rei do Carimbó, o grande Verequete, aproveitamos esse espaço para dar nosso voto de pesar a família, e homenagear o rei do Carimbó apresentando na Câmara Municipal de Ananindeua um Projeto de lei criando o dia do Carimbó, a Lei Verequete.

História do Rei do Carimbó


Uma jovem chamou Augusto Gomes para conhecer um batuque no bairro da Pedreira. Em meio a roda, o pai de santo cantou 'Chama Verequete' e a partir daí Augusto decidiu trocar de nome e então surgiu o Mestre Verequete.

Mas se engana quem pensa que foi apenas aí que o carimbó começou a fazer parte da sua vida. Aos três anos de idade, no mesmo ano em que sua mãe morreu, Verequete se mudou com seu pai, Antônio José Rodrigues, para o município de Ourém, desenvolveu os primeiros passos do ritmo que no futuro seria mestre: o carimbó.

Mestre Verequete nasceu no município de Quatipuru, na região bragantina, nordeste do Pará, e com esse apelido acabou ganhando fama e respeito, sendo cosiderado o 'rei dos tambores', um pícone da cultura regional. Ao longo da carreira, gravou dez discos e quatro CDs. Uma produção que lhe rendeu o Prêmio Mestre Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura.

O 'Rei do Carimbó' teve sua história contada no filme 'Chama Verequete', nome de uma de suas músicas mais conhecidas. A produção foi a vencedora do Kikito de Ouro na categoria curta metragem no Festival de Gramado, um dos mais reconhecidos festivais de cinema do país. Em Brasília, Verequete recebeu do governo federal o título de Comendador da República.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

II Confêrencia Municipal de Cultura de Ananindeua


A Secretaria Municipal de Cultura de Ananindeua realizará dia 30/10 na Câmara de Ananindeua a II Confêrencia Municipal de Cultura, com o tema: Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Às inscrições para evento na Av. Cláudio Sanders Nº 75 Centro (Antiga FUMCAN). Tendo a frente o Jovem secretário Miro Sanova (Foto), o evento é uma passo importante para a cultura ananin, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura do Pará e com apoio do Vereador Pedro Soares.

Plano Nacional de Cultura


O Deputado Federal Emiliano José (PT-Ba, foto) será relator do Plano Nacional de Cultura.

O projeto de lei Plano Nacional de Cultura (PNC) teve definido como seu relator, dia 21, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, o deputado Emiliano José (PT-BA). A partir de sexta-feira (23), os parlamentares da Comissão têm cinco sessões para propor emendas ao texto. Da CCJC, o texto seguirá para o Senado.

Para Emiliano, o Plano Nacional de Cultura é um passo adiante que está sendo dado no sentido da afirmação da cultura como um direito do povo brasileiro. "Ter sido designado relator do Plano é uma honra muito grande. Devo me dedicar ao relatório com muita ênfase nos próximos dias. Há uma movimentação da sociedade brasileira profunda em torno da cultura no Brasil".

O deputado ressaltou que é parte do esforço do Ministério da Cultura e dos deputados que produziram este Plano tratar a cultura como algo fundamental à vida do povo brasileiro. "Ninguém vive sem cultura. E o povo brasileiro é de uma riqueza cultural extraordinária. O que o Ministério fez até agora foi estimular a criatividade cultural. É isso que o PNC pretende expressar. Pretende garantir esse direito à cultura. Esse é o papel do Governo Lula".

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ananindeua vai ter seu Conselho do Negro e da Negra



Depois de muita luta e mobilização do movimento negro de Ananindeua, com determinante apoio do nosso mandato, O Coselho do Negro de Ananindeua vai ser instalado em Ananindeua.




LEI Nº 2.318/08, .

Dispõe sobre a criação do CONSELHO MUNICIPAL

DO NEGRO E DA NEGRA DO MUNICÍPIO DE
ANANINDEUA e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE ANANINDEUA estatui e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica criado o CONSELHO MUNICIPAL DO NEGRO E DA NEGRA do
Município de Ananindeua.
Art. 2º - Para atender as despesas decorrentes da criação do Conselho Municipal
do Negro e da Negra, o Poder Executivo fica autorizado a abrir créditos adicionais
especiais até o montante necessário e proceder a inclusão das devidas classificações
orçamentárias no orçamento do Município de Ananindeua.
Art. 3º - Em 180 (cento e oitenta) dias a partir da publicação da presente Lei, o
Executivo, regulamentará o Conselho Municipal do Negro e da Negra do Município de
Ananindeua através de Regimento Interno.
Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE ANANINDEUA-PA.

HELDER BARBALHO
Prefeito Municipal de Ananindeua.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nossa Senhora de Nazaré. Rogai por nós!


O Vereador Pedro Soares e família desejam um bom círio, a todos paraenses, e em especial a população de Ananindeua.

Acompanhe o traslado em Ananindeua hoje (09/10/09)


A primeira homenagem que acontece com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, é realizada nessa sexta-feira (09/09), a que antecede a domingo do Círio. O traslado para os municípios de Ananindeua e Marituba, compreende cerca de 48,5 quilômetros, com horário de partida às 9h. A procissão dura cerca de 10 horas, de acordo com a PRF.

A réplica da imagem da santa, em cima de um carro da PRF (Polícia Rodoviária Federal), passará pelas avenidas Nazaré, Magalhães Barata e Almirante Barroso, além da rodovia BR-316. Então passa pelos bairros Cidade Nova e Paar, em Ananindeua, pela entrada do município de Marituba e termina na igreja de Nossa Senhora das Graças, a igreja matriz de Ananindeua, onde passa a noite em Vigília.


sábado, 3 de outubro de 2009

LULA É O CARA.


“Eu já participei de tantas coisas da vida, imaginava que não ia me emocionar, e, de repente, eu era o mais emocionado, o mais chorão dos que estavam ali (...) hoje talvez seja o dia mais emocionante da minha vida. Senti muito mais orgulho de ser brasileiro do que já sentia. O Brasil merece. O povo brasileiro merece.”


Preidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso emocionado pela escolha do Brasil para a sede Jogos Olímpicos de 2016.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Projeto de Lei regulamenta o serviço de moto táxi em Ananindeua


O Vereador Pedro Soares (PT) apresentou um projeto de lei na Câmara de Ananindeua que regulamenta o serviço de moto táxi no município. O referido projeto, se aprovado, aumenta em 100% as concessões dos serviços de moto táxis em relação à proposta do executivo municipal que concede apenas 200 licenças para prestação dos serviços.

Projeto de Lei Transparência

O Vereador Pedro Soares apresentou Projeto de Lei na Câmara de Ananindeua, que trata da transparência nas contas da Prefeitura de Ananindeua. De acordo com a Lei Transparência, todas as informações sobre a movimentação financeira dos órgãos públicos deverão ser detalhadas para qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Será publicado todo o detalhamento da nota fiscal, o bem comprado ou o serviço prestado, o número do processo, quem recebeu e quanto foi o pagamento. Ainda será publicada toda a arrecadação do governo municipal.



terça-feira, 2 de junho de 2009

PROJETO AÇÃO METRÓPOLE É APRESENTADO NA CÂMARA MUNICIPAL

Os Vereadores e moradores de Ananindeua presentes na Câmara Municipal, no dia 02 deste mês, tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes do Projeto Ação Metrópole. Foi durante a Sessão Plenária, que reuniu 16 membros do Legislativo. Participaram do encontro o Secretário Estadual de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, os Vereadores Eliel Faustino, Ray Tavares, Jorge Serique, Pedro Soares, Rui Begot, Pr. Arlindo, Profª. Leila Freire, Afonso Almeida, Chico Barros, Carlúcio, Carlito Begot, Luis Cláudio, Miro Sanova, Braga, Ronaldo Seffer e Lívio Júnior.

O Projeto Ação Metrópole será desenvolvido em duas etapas. Na primeira, serão implementadas sete obras de infraestrutura viária.: a abertura da avenida Independência até a avenida Júlio César, a construção de um trevo de quatro pétalas (na interseção da Júlio César com a Pedro Álvares Cabral), a revitalização da Rodovia Arthur Bernardes, a passagem subterrânea na avenida Dr. Freitas com a Almirante Barroso, a duplicação das avenidas Perimetral e Transmangueirão, e a extensão da João Paulo II até o elevado do Coqueiro. Na segunda etapa será instalado o sistema integrado de transporte metropolitano com corredores estruturados e terminais de integração, isto é, pontos onde o usuário de ônibus poderá fazer o transbordo.
Os recursos para as obras de infraestrutura já estão garantidos por meio de financiamentos com o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O governo do Estado negocia a possibilidade da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) financiar a segunda etapa do Ação Metrópole. De acordo com o secretário Marcílio Monteiro, a expectativa é que a Jica não só atualize o Estudo de Viabilidade Econômica do Plano de Transporte Metropolitano, mas também seja a financiadora.

O Secretário observou que um dos maiores benefícios do projeto será a garantia de maior fluidez no trânsito na região metropolitana de Belém. O usuário terá uma condição de mobilidade. Ele passará a ter uma rede integrada, onde poderá fazer qualquer tipo de deslocamento dentro da região metropolitana, pagando apenas uma passagem, com um sistema de transporte coletivo mais confiável, mais seguro, mais veloz.

Os vereadores presentes se manifestaram através de perguntas, que eram prontamente respondidas. Como por exemplo, a questão ambiental, foi respondido que já foi feito o estudo de impacto ambiental nas áreas que ocorrerão interferências para a conclusão do projeto.
O Secretário informou que está a disposição de novos debates e que sinaliza para a criação de uma comissão para que ainda em junho volte a se reunir. E falou: ”Torna-se indispensável a participação de todos os segmentos da sociedade para a realização deste projeto", concluiu o secretário.

Secretário Marcílio Monteiro ao lado do Ver. Pedro Soares, quem o convidou para o debate e outros Vereadores presentes

quarta-feira, 13 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Partido dos Trabalhadores de Ananindeua, na figura de seu Presidente Municipal, Vereador Pedro Soares, intermediou a Audiência Pública em comemoração ao "DIA NACIONAL DE DENÚNCIA E COMBATE AO RACISMO." Para debater e encaminhar políticas e ações afirmativas para as comunidades Negras e Quilombolas. Conforme requerimento apresentado na Câmara Municipal de Ananindeua pelo referido parlamentar.

Comporam a mesa: Duda (Presidente do MOCAMBO), Adelso Maia (Chefe de Gabinete da Vice-Prefeita), Vereador Pedro Soares, Aldo Gatinho (Assessor Especial da SECULT), Pai Welber Santos (Dono do Terreiro de Mina Antonio de Legua), Vereadora Francy Pereira (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal), Orlando Mescouto (1º Secretário da AVANEKAN) e também se fez presente no final da Audiência, Domingos Conceição (Coordenador do CEPIR)


Fizeram-se presentes os Vereadores: Rui Begot, Pastora Ray Tavares, Profª. Leila Freire, Prof. Duarte, Pastor Arlindo, Francy Pereira, Carlucio, Pedro Soares e as Entidades: T.U.X.A., Cacique Cobra Coral, Ilê Axé Nagô oxum e Oxossy, Ilê Axé Gun Nida, Ascomg. A. Nova República, ASSCA, ADCG – Gueto, ALESSA, Círculo Palmarino, UBM, A.A. Salves Siyphonya, entre outros


PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR PEDRO SOARES

O Vereador Pedro Soares, denunciou o preconceito contra o negro, comprometendo-se a combater essa prática, lembrando que isso é um compromisso firmado com a sociedade de Ananindeua. Citou ainda o estado intrafegável da estrada do Abacatal, a casa de farinha que já possui maquinário, o qual foi cedido pelo Governo Federal, faltando apenas a infra-estrutura para começar a funcionar, e ainda, o complexo educacional do Abacatal, que visa aplicar uma metodologia inédita no estado, voltada para a cultura negra. Por tudo isso, garantiu que estará encaminhando para mesa, projetos de políticas e ações para a defesa das comunidades negras e quilombolas. "Precisamos fazer uma políticas séria e comprometedora. Precisamos quebrar barreiras e dar oportunidades para todos".


Vereador Pedro Soares, mentor da Audência Pública

domingo, 3 de maio de 2009

PREPARATIVOS PARA O IV FESTIVAL FOLCLÓRICO

O Vereador Pedro Soares, foi o mentor do bingo que visa angariar fundos para subsidiar os grupos que participarão do IV Festival Folclórico de Ananindeua. O referido acontecimento contou com uma participação expressiva de público. Foram contabilizadas mais de 2.000 pessoas, dentre eles: 25 grupos folclóricos e 10 blocos carnavalescos, dos bairros: Icuí, Águas Lindas, Centro, Curuçambá, 40 Horas, Distrito Industrial, Una, PAAR, Cidade Nova, Guajará e Maguari. Surpreendente também foi o número de vereadores que contribuíram e participaram do evento, num total de treze. Participou também o Deputado Estadual Chicão, o Deputado Estadual Valdir Ganzer e o Senhor Edílson Moura, Secretário Estadual de Cultura, o qual declarou que o IV Festival Folclórico de Ananindeua, terá o apoio do Governo do Estado. O Vereador Pedro Soares lembrou que o evento já é uma marca na cultura de Ananindeua.



Grupo fazendo prévia para o IV Festival Folclórico


Vereadores Pedro, Miro e membros da organização do evento em momento de descontração

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

PRONUNCIAMENTO DA SESSÃO DE POSSE

O Vereador Pedro Soares cumprimentou e agradeceu a todos. Citou que em apenas duas linhas, fez sua declaração de bens. Reportou-se ao Prefeito, dizendo que este Vereador, este mandato e o Partido dos Trabalhadores – PT são seus parceiros. Falou na experiência com a cultura neste governo, através da criação da Fundação Municipal de Cultura – FUNCAN. Falou que o PT, do qual é Presidente Municipal, contou com mais de onze mil votos, nestas eleições. E este mandato é fruto dos militantes que construíram este partido, nestes vinte e oito anos de existência neste município.