quarta-feira, 28 de abril de 2010

BRASIL EM DESTAQUE.

Bom dia,
Encaminho para vosso conhecimento, sinopse das notícias veiculadas nos principais meios de comunicação do Brasil.
 Nacionais:
 - Efeito Grécia é limitado no Brasil e nos emergentes. O impacto da crise da dívida dos países do sul da Europa sobre os emergentes, por enquanto, foi limitado. Mesmo ontem, com o rebaixamento da nota de crédito da Grécia - para níveis inferiores ao grau de investimento - e de Portugal, o risco Brasil subiu pouco, 11,49 pontos (9,77%), para 129,04 pontos. O risco da Grécia teve alta de 114 pontos, para 824 pontos. De 1º de setembro de 2009 até agora, o risco da Grécia subiu 631,44% e o de Portugal, 584%, enquanto o risco Brasil caiu 10%;  (1)
 - Consumidor brasileiro ficou mais otimista com o futuro em abril. A fatia de consumidores pesquisados que prevêem melhora da situação econômica subiu de 23,2% para 26,8%;  (2)
 - Carne para a Europa. Com déficit na produção doméstica, a União Européia pretende simplificar os procedimentos para importação de carne bovina do Brasil. Mas a exigência de rastreabilidade não será modificada;  (1)
 - Boa safra de balanços para bancos. Os balanços dos bancos no primeiro trimestre, que começam a ser divulgados a partir de hoje com os resultados do Bradesco, prometem ser surpreendentemente bons para esse período do ano, em geral mais fraco. A combinação de aumento da concessão de crédito e redução das provisões para devedores duvidosos deve impulsionar os números das instituições financeiras, segundo analistas de mercado;  (1)
 - Parceria em novo cartão. Bradesco e Banco do Brasil anunciaram ontem uma parceria para lançar uma bandeira brasileira de cartões de crédito/débito, a Elo, voltada para a baixa renda;  (1)
 - Empregador poderá deduzir do IR despesa com plano de saúde para trabalhador doméstico;  (3)
 - Conta de luz vai cair até 14,48%. Pernambuco pagará menos pela energia a partir de amanhã. Maior redução vai pra os clientes residenciais de baixa renda. As classes média e alta terão reajuste negativo de 8,87%. Queda para a indústria e o comércio varia entre 2,65% e 6,25%;  (1)
 - Enade poderá ser usado para bolsa no mestrado e doutorado. A iniciativa possibilita que o aluno use o resultado do exame; (2)
 - Pré-pago sem prazos. Governo convoca empresas de telefonia e a Anatel para mudar as regras que determinam o bloqueio do crédito não usado no celular. A modalidade responde por 80% das linhas móveis no país;  (1)
 - Governo enquadra cartões de crédito. Pacote do Ministério da Justiça e do Banco Central vai padronizar tarifas e impedir abusos como taxas em duplicidade e serviços cobrados indevidamente. A medida é uma resposta à tímida autorregulamentação feita pelas operadoras, que só perdem para telefônicas no ranking de reclamações dos consumidores;  (1)
 - Mulher é presa após golpe contra Alencar. Um dia depois de o JB ter revelado que o vice-presidente José Alencar sofreu o golpe telefônico do falso sequestro, outra autoridade, o ministro da Justiça, contou ter também sido vítima desse tipo de crime. No Rio, a Delegacia Anti-Sequestro prendeu Cecília do Nascimento Costa, 25 anos, que segundo a Secretaria de Administração Penitenciária confessou participação no crime;  (1)
 - STJ reconhece adoção por casal gay. Em decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça reconheceu por unanimidade a legalidade da adoção de duas crianças por um casal homossexual de Bagé (RS). O Tribunal de Justiça gaúcho já havia considerado a união homoafetiva como família e autorizado que as crianças fossem registradas com os nomes das duas mães. O Ministério Público estadual, porém, recorreu da decisão, e o caso foi ao STJ em 2006;  (1)
 - Brasileiros são acusados de atentado no Paraguai. Dois brasileiros foram presos suspeitos de envolvimento no atentado contra o senador paraguaio Robert Acevedo em Pedro Juan Caballero, fronteira com MS. O motorista e o segurança de Acevedo morreram na ação. A Procuradoria paraguaia investiga suposta ligação dos suspeitos com a facção criminosa PCC.  (1)

Políticas:
 - Lula citará conquistas em pronunciamento de 1º de Maio;  (2)
 - Lula aproveita o alto índice de popularidade para interferir em articulações estaduais, atrair o PSB e facilitar o caminho de Dilma;  (3)
 - Política do PSDB pôs Brasil 'no acostamento', diz Dilma. A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, alfinetou novamente hoje o adversário do PSDB, José Serra, e o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). A uma platéia de caminhoneiros que lotou o auditório do Senado, onde foi realizado o congresso da categoria, Dilma recorreu a expressões usadas por motoristas, como "roda presa", para provocar o rival e dizer que a política do PSDB pôs o Brasil "no acostamento". "Se caminhão parado não tem frete, o Brasil parado também não tem desenvolvimento", afirmou a petista. "Tenho certeza de que vocês não vão permitir a volta do atraso e da estagnação;"  (2)
 - Dilma responde a Serra e exalta ações em segurança pública. Pré-candidata destacou ações adotadas pelo governo Lula, como a criação da Força Nacional de Segurança Pública;  (2)
 - Dilma ressalta importância do setor de segurança pública para o país na chegada ao Senado;  (3)
 - Dilma critica proposta de Serra de criar novo ministério. A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que não vê necessidade de criação de um ministério específico para cuidar da área de segurança pública. "Concordo que é importante o foco na segurança pública. Mas o Ministério da Justiça tem desempenhado a função com muito empenho. Então, eu não vejo a necessidade de criar mais um ministério", disse Dilma, ao ser questionada se concordava com o pré-candidato do PSDB, José Serra, que ontem defendeu a criação do Ministério da Segurança Pública;  (5)
 - Por 21 votos a 2, PSB tira Ciro da disputa eleitoral;  (1)
 - Em nota, PSB defende aliança com PT;  (5)
 - Dilma evita críticas e diz que Ciro sempre foi parceiro;  (5)
 - Jucá diz que governo torce por reaproximação com Ciro Gomes. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse na noite desta terça-feira (27/4), que o governo não quer briga com o deputado federal Ciro Gomes (PBS-SP), que deixou oficialmente a condição de pré-candidato na corrida à sucessão presidencial, após decisão da direção executiva do PSB, tomada hoje;  (3)
 - Carinho de Lula por Ciro não diminui com críticas. O chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, disse nesta terça-feira que os afagos do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao presidenciável José Serra (PSDB) e suas críticas ao presidente não diminuem o "respeito e o carinho" que Lula e o governo mantêm pelo parlamentar. Carvalho afirmou que Ciro foi um homem "leal" ao presidente, por isso suas palavras não foram mal interpretadas pelo Palácio do Planalto;  (4)
 - DEM sangra no Senado. Esvaziamento do DEM no Nordeste, a região que sustentou o partido desde a sua criação, em 1985, poderá reduzir sua bancada no Senado das atuais 14 para oito ou nove cadeiras na eleição de outubro, segundo o Diap.  (1)

 Esportes:
 - Mano Menezes quer decidir vaga da Libertadores já no Maracanã. Técnico defende Ronaldo, faz mistério e diz que time deve pensar no coletivo para passar pelo Fla;  (3)
 - Flamengo quer Maracanã lotado para bater Corinthians. Com 47, 6 mil ingressos vendidos, Vágner Love convoca torcedores para apoiar o clube na primeira partida das oitavas da Libertadores;  (3)
 - Após polêmica, Ricardo confirma retorno de Washington. Técnico do São Paulo decide colocar o centroavante na vaga de Fernandinho para a partida da Copa Libertadores;  (3)
 F1 - Alonso faz seguro de polegares por R$ 23 milhões. 'Estar próximo do risco, na minha profissão, me fez compreender que proteção é fundamental', disse o piloto da Ferrari.  (3)

 Internacionais:
 - Efeito dominó na Europa. Crise da Grécia se alastra, rebaixa Portugal, ameaça a Espanha e derruba mercados. O rebaixamento da Grécia e também de Portugal pela agência de classificação de risco Standardand Poor's gerou uma espécie de efeito dominó que derrubou os mercados europeus. Especialistas ouvidos pelo JB destacam que o contágio da crise está avançando - e afeta países que adotaram impostos como receita e empréstimos no exterior - ameaçando agora a situação da Espanha. A queda nas bolsas foi generalizada, e a Bovespa fechou em baixa de 3,43%;  (1)
 - Candidato do Partido Verde lidera pesquisa eleitoral na Colômbia. Antanas Mockus aparece 9 pontos à frente de Juan Manuel Santos, do partido de Álvaro Uribe;  (1)
 - Vazamento de petróleo pode ser um dos piores da história dos EUA. O vazamento de petróleo no Golfo do México pode tornar-se um dos piores da história dos Estados Unidos se o poço não for selado, informou uma oficial da guarda-costeira que lidera a resposta ao desastre.  (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário estaremos publicando depois de aprovado.