terça-feira, 5 de julho de 2011

Festival Folclórico Ananin termina apresentações na Praça da Bíblia


No domingo (03) o VI Festival folclórico Ananin reuniu milhares de pessoas na praça da Bíblia para assistirem ao último dia de apresentações do ano de 2011. Crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres puderam prestigiar os artistas locais e conhecer um pouco mais da sua cultura. Promovido pela Casa de Cultura Ananin e realizado pelo presidente da comissão de cultura da Câmara Municipal de Ananindeua, Vereador Pedro Soares, o evento percorreu no mês de junho nove bairros do município atraindo sempre um bom público.

No último dia de apresentação houve exibição de quadrilhas juninas, misses, grupo de toada e a exibição das misses mix, ou miss gay. Para a moradora da Cidade Nova III, Lêda Márcia o evento atrai um bom público que pôde prestigiar a um bonito espetáculo de dança. “É uma opção muito boa. A gente não assiste só quadrilha, tem tudo que corresponde ao período junino”, afirmou. A opinião é dividida com Tatiane e Daniela, mãe e filha respectivamente, que afirmaram estarem encantada pelas apresentações. “É tudo muito bonito, anima todo mundo”.

Presidente da quadrilha Nova Geração do Maguary, Ricardo Sérgio, o importante mesmo é participar. “A quadrilha existe há 11 anos e há cinco meses se preparou para as apresentações. A gente vem com o intuito de mostrar a nossa criação, se ganhar, ótimo, mas se não, fica tudo bem. O importante é engrandecer o concurso”, afirmou.

Surpresa a parte
Uma das novidades da noite foi a apresentação do grupo de dança Criarte do bairro do Curuçambá que apresentou uma belíssima dança de tango misturada com música eletrônica. O grupo existe há oito meses e possui aproximadamente 26 jovens com idade entre 16 a 19 anos da escola municipal Príncipe da Paz. O projeto que tem a frente o professor de arte em dança, Moisés Silva se preparou para a apresentação um pouco mais de um mês e conquistou o seu primeiro título.

“A cultura em Ananindeua é baixíssima, ainda bem que tem festivais como esse para dar a verdadeira valorização. Além de que projetos como esse ajudam a ocupar o tempo ocioso de jovens que incentivam cada vez mais ao participar de eventos como esse. Estamos muito felizes com esse prêmio”, afirmou o professor de dança que conquistou o segundo lugar na categoria.

Para um dos integrantes, o estudante Diego Trindade, de 19 anos é um orgulho muito grande poder participar de um festival como o Folclórico Ananin e que se depender dele, a sua carreira será destinada a dança. “A nossa escola era taxada como a escola que só tem vagabundo, e hoje nós já somos vistos com outros olhos, graças a dança e a cultura que a gente representa”, disse emocionado.

O grupo irá participar no mês de setembro do Dança Pará 2011 que será realizado no município de Marabá. O grupo é até o momento o único representante de Ananindeua na competição. Os outros campeões do VI Festival Folclórico Ananin serão conhecidos na próxima terça-feira (05) às 15 horas na Câmara Municipal de Ananindeua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário estaremos publicando depois de aprovado.