segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lancha escolar e entregue para escola da ilha de Igarapé Grande

O município de Ananindeua é tão grande que muitas pessoas não chegam a imaginar o tamanho de sua dimensão. Para se  ter uma ideia, o município possui a segunda maior quantidade populacional do Estado, perdendo apenas pra capital Belém, é a terceira maior cidade da Amazônia, tem ainda 58% de sua área em condições naturais  e possui 14 ilhas banhadas pelo rio Maguary.

Diante de toda essa magnitude de município o governo municipal faz o esforço de está presente em vários locais. Neste domingo, acompanhei o prefeito Helder Barbalho, a secretária de educação do município, Eliete Braga e outros companheiros na entrega de uma nova lancha escolar para a escola Domiciliano de Farias na ilha de Igarapé Grande, distante a 40 minutos do curuçambá.

A escola possui aproximadamente 180 alunos residentes da ilha e das proximidades com estudos voltados para o ensino infantil, fundamental e médio, além de aulas de informática. A nova lancha irá garantir mais conhecimento para todos os alunos que agora ganharão mais vinte minutos em sala de aula. Pois, com a nova lancha, com capacidade para 20 passageiros, o tempo que era de 40 minutos se reduzirá para 20. O que significa mais tempo de aprendizado e a redução da evasão escolar.

    Ilha de Sassunema - Durante o percurso para a ilha de Igarapé Grande estive com o seu Nazareno, que pilotava o barco que nos levava e fez uma parada na ilha de Sassunema. O nome e a ilha me chamaram a atenção por suas belezas naturais e pelo seu nome. De acordo com seu Nazareno, a origem do nome e indígena que que dizer, nema animal morto, carcaca e sassu, que quer dizer urubu.  Ao contrário do nome a ilha reserva ainda uma casa de fazer farinha e várias árvores frutíferas. Vale a pena conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário estaremos publicando depois de aprovado.